Top 10 no mundo do Stoner!

Como estamos numa onda de listas neste blog, optei por fazer uma brincadeira nessa caverna. Essa brincadeira nada mais é que uma lista também, hehe, contudo no mundo do Stoner, afinal aqui é a Caverna de John e blá blá blá.
A lista aqui será com o: Top 10 no mundo do Stoner! E só será permitido falar de uma canção de cada banda, não álbuns, não bandas como um todo, apenas uma canção.
Evidentemente são as "dez mais" na minha concepção que não é a mesma de todos, entretanto tentarei no mínimo citar dez bandas tremendamente influentes desse gênero. Bora lá macho!

#10 Wolfmother - Colossal


Wolfmother é o Stoner menos Stoner de todos, a característica dos caras é bem diferente da sujeira que está acostumado a ver nessa coluna, daí o décimo lugar, porém essa canção é realmente Colossal como diz o nome. Tem peso e é bastante nervosa, um riff compassado e um teclado tímido, sem contar que Andrew Stockdale dispensa comentários, décimo lugar para eles.

















 #9 Black Mountain - Old Fangs


Olha só quem da as caras por aqui novamente os meninos e menina do Black Mountain. Eles são fofos, fazem sim um Stoner, falam de amor e tudo mais. Mas se for pra falar de pedrada eles não deixam a peteca cair não minha joia. Lançaram no disco Wilderness Heart essa pancada e aqui ocupa o nono espaço.

 




 














#8 The Atomic Bitchwax - Gettin' Old


Apesar da veia muito mais Doom dos caras eles navegam tranquilamente nos vales do Stoner sem passar vergonha. Exemplo disso é justamente essa canção que chega a ter uma carga quase que hipnótico de tão compassada que é. Para quem não conhece é uma ótima recomendação e que em breve será tema de coluna.

 


















#7 Black Drawing Chalks - Swallow


Quando se fala de Stoner no Brasil é impossível não citar os Goianos, pois são uma das poucas nessa vertente por aqui e que conseguiram atingir o mainstream sem deixar suas características. Bandassa! Paulêra desde o primeiro play até o mais recente, a atenção principal fica por essa faixa por conta de sua densidade constante, grave na maior parte do tempo e é lógico que tendo uma banda Brazuca tão boa assim ela não iria ficar de fora dessa lista.

 

  














#6 Corrosion Of Conformity - Broken man

O álbum do qual essa faz parte é simplesmente um dos mais influentes de toda a história do Stoner. Todo mundo sabe que o C.O.C. iniciou com um estilo muito mais Punk/Hardcore que com o passar do tempo se modificou e se tornou peça fundamental na consolidação desse gênero. Vale mesmo muito a pena procurar informações sobre esses caras, eles não bricam em serviço.

 


















 #5 Queens Of The Stone Age - Feel Good Hit Of The Summer

Aí você me pergunta o porquê de ter escolhido justo essa... E eu não vou responder com um simples, porque eu gosto, não farei isso. Ela é um conjunto de mesmas coisas, desde a letra que não é mais que: "Nicotin, valium, vicodin, marijuana, ecstasy and alcohol (wooooow) C-c-c-c-c-cocaine..." Repetida por várias vezes, narrando nada mais que um dos muitos verões de Josh Homme. Além de tudo ela que abre o disco mais legal dos caras, Rated R, ou seja, merece estar aqui.
















 #4 Fu Manchu - King Of The Road

King of the road foi simplesmente a primeira vez que ouvi os caras e que pensei: Caramba, acho que posso dizer que gosto disso! É um dos trabalhos mais conhecidos e aclamado deles, com um refrão grudento, coisa comum neles, essa é para quem tem interesse em ingressar nesse estilo é um excelente começo.






  














#3 Dozer - Early Grace

Nem existem muitas palavras para se explicar Early Grace, ela destoa muito do disco todo do qual foi incluída, que é Madre de Dios, pois tem um ar extremamente sério, denso, pesado... Caberia incontestavelmente na pérola de 2005 Through the Eyes of Heathens, embora lá já exista outro excepcional trabalho dos caras que é Big Sky Theory. A de nossa terceira posição eu escuto todos os dias pelo menos uma vez.

 



 














#2 Red Fang - Every Little Twist

Esses moços lançaram recentemente um disco chamado Whales and Leeches - clique aqui e veja a resenha - que impressionou bastante na evolução técnica da banda, apesar de não fugir muito de tudo aquilo que já fizeram. Mas, como tudo nessa vida tem uma concessão adversativa Every Little Twist veio numa quebradeira auditiva sem precedentes, ou melhor COM precedentes, pois é como uma continuação da que era a minha favorita deles, Throw Up só que com uma técnica muito mais apurada. Segundo lugar para eles!
 















 #1 Kyuss - Green Machine

Simplesmente o maior clássico do 
Stoner Metal. Não há exagero ao dizer isso, qualquer um que escute essa porrada se arrepia do início ao fim. O riff contínuo, o curtíssimo solo do baixo, a bateria numa retidão ímpar e o vocal rasgado forma o hino dessa pátria imponente. Pertencente ao LP Blues For The Red Sun, o segundo trabalho de estúdio do Kyuss, ergue botão da vitrola até o topo e estronda toda a vizinhança. Vale ressaltar que a faixa que a antecede, diga-se de passagem a primeira do vinil, chamada Thumb combina perfeitamente quando ouvida antes do nosso primeiro lugar.

 










E esse foi o Top 10 no mundo do Stoner! Espero que tenha se divertido, até mais! \m/

Comentários