High Voltage: os 40 anos da estreia do AC/DC



Há 40 anos uma das mais importantes bandas da história do rock mundial fazia sua estreia lançando um álbum que curiosamente saiu apenas em sua terra natal.
A versão “matriz” de High Voltage, dos australianos do AC/DC, foi gravada num período de apenas dez dias em novembro de 1974, durante uma série de apresentações que a banda fez em Sydney. Com um line up ainda em formação, o álbum trouxe as participações de Rob Bailey no baixo e um time de bateras que se dividiu entre as oito faixa do play: George Young (irmão mais velho de Malcom e Angus e também produtor do trabalho), Peter Clack, Tony Currenti e John Proud, além dos já conhecidos de longa data Bon Scott, Angus e Malcom Young, entre vocais e guitarras.
High Voltage rendeu ao AC/DC diversas aparições em programas tradicionais das paradas de música australiana como a lendária apresentação onde Bon Scott surge vestido como uma colegial cantando a primeira faixa do álbum, "Baby, Please Don't Go", um cover  de Big Joe Williams  e que você confere abaixo:





As sete faixas restantes de High Voltage tiveram suas composições divididas entre Angus, Malcolm Young e Bon Scott, os integrantes oficiais da banda.
No ano seguinte o álbum ganhou uma reedição lançado mundialmente, com nova capa e contendo faixas que entrariam no próximo trabalho da banda – T.N.T – como "It's a Long Way to the Top (If You Wanna Rock 'n' Roll)", "The Jack" e "High Voltage", enquanto algumas faixas contidas na versão de 1975 como "Baby, Please Do not Go", "Soul Stripper" e "Show Business " ficaram de fora, sendo incluídas no EP '74 Jailbreak, lançado apenas dez anos depois.

Uma preciosidade que marcou o início de uma banda mosntro que voltou com todo o gás no ano passado com o álbum Rock or Bust.

High Voltage (1975) – versão australiana

Track list:

1."Baby, Please Don't Go" (Big Joe Williams)
2."She's Got Balls"
3."Little Lover"
4."Stick Around"
5."Soul Stripper" (Young, Young)
6."You Ain't Got a Hold on Me"
7."Love Song"
8."Show Business"

Line up:
Bon Scott – vocais
Angus Young – guitarra
Malcolm Young – guitarra, backing vocals, baixo
George Young – producão, baixo, guitarra, batera e backing vocals
Rob Bailey – baixo
Tony Currenti – batera
Peter Clack – batera
John Proud – batera


Comentários