Boa banda de um disco só: A Chave



Mais um post da série de bandas boas que infelizmente produziram apenas um disco e hoje trago a banda curitibana A Chave, que nem ao menos chegou a gravar um álbum sequer, apenas um compacto e que por desígnios da vida acabou pirateando seu próprio trabalho pirateado. Confuso? Eu explico. Mas antes vou falar rapidamente sobre o trabalho dos caras e o som que eles faziam.


A Chave foi uma banda que teve como base de seu trabalho um hard rock com pitadas da psicodelia setentista. Formada em 1969 pelos músicos Ivo Rodrigues (guitarra e vocal); Paulino de Oliveira (guitarra e vocal); Carlão Gaertner (baixo) e Orlando Azevedo (batera), encerrou suas atividades dez anos depois, deixando um rastro de participações em diversos shows e tocado junto à nomes do rock and roll brazuca da época, como os Mutantes, O Terço e Made in Brazil.

O disco, que apresenta 12 faixas e dois bônus tracks, não tem uma super produção,afinal trata-se de uma obra pirateada. A banda nunca chegou a gravar um disco propriamente dito, apenas um compacto  contendo duas músicas, no ano de 1977.

Acontece que os caras da banda não tinham conhecimento desta produção pirateada e mais de trinta anos depois foram supreendidos com uma cópia encontrada em uma feira de discos antigos. Aí veio a ideia: por que não piratear o já pirateado? E assim resolveram produzir em cima deste disco uma tiragem limitada que você pode conferir através dos downloads da vida e que não é nada difícil de achar!

O trabalho - apesar da qualidade precária - dá uma boa dimensão do que os caras faziam (e muito bem), em cima dos palcos. Apresenta músicas bem interessantes, além de letras bem boladas, a maioria de autoria do poeta Paulo Leminski. Canções como Meu Ofício é o Rock and Roll, Me Provoque Pra Ver, Macacos Cósmicos e a progressiva Galope, transmitem bem a atmosfera setentista das apresentações da banda e a qualidade musical dos caras.







Um registro diferente e interessante que vale a pena marcar presença entre os colecionadores mais entusiastas do rock nacional.

Por Rose Gomes

Comentários