Top 5: Tom Petty


Tom Petty é um daqueles músicos dotados de extremo talento que vira e mexe meus ouvidos imploram para ouvir. Seu som inconfundível, mais voltado ao estilo “heartland rock” (para aqueles que adoram rótulos), mescla influências claras do folk com o blues e o country, resultando num roots rock calmo e encantador.

Além dos Heartbreakers, banda que o lançou ao grande público, fez parte do supergrupo Traveling Wilburys do qual já falei aqui e coleciona grandes sons em quase 40 anos de carreira.


Listei 5 canções essenciais  do músico e mais um bônus polemiquinho. Dá uma conferida:

#1. Don´t Do Me Like That – Do terceiro disco de Tom Petty com seus Heartbreakers, o Damn the Torpedoes de 1979, Don´t Do Me Like That traz ritmo vibrante e sonoridade simples, mas cativante. Alcançou o topo das paradas à época de seu lançamento.



#2. Don´t Come Around Here No More – A canção do sexto álbum - Southern Accents,  de 1985 - tem um quê de indie rock e chegou até mesmo a ganhar um cover bem sem sal de uma artista do gênero, mas nada como a versão original, que conta inclusive com a participação de David Stewart (Eurythimcs), tanto na composição como na gravação do som (voz e parte eletrônica).



#3. I Won´t Back Down – Em 1989 Tom Petty se aventurou em carreira solo e sem seus Heartbreakers lançou Full Moon Fever que traz a encantadora I Won´t Back Down. A faixa, uma das melhores do álbum e da carreira do músico, traz a participação de George Harrison na guitarra acústica e nos backing vocals junto com Jeff Lynne, que também aparece no baixo e Ringo Starr na batera.



#4. The Waiting – A primeira faixa do álbum Hard Promises, de 1981 abre com chave de ouro o quarto disco de Tom Petty. The Waiting é uma das mais notáveis músicas que exemplificam de maneira exata o que o termo “roots rock” quer dizer. Cheia de melodia e com uma sonoridade singular é uma das mais singelas canções do rock.



#5. I Need To Know – Sim, estava faltando um som mais “animadinho” nesta lista né? E I Need To Know é a representante escolhida da categoria. Do  segundo disco lançado por Tom Petty e seus Heartbreakers, o You're Gonna Get It! de 1978, a música traz uma pegada mais forte e os belos riffs de Mike Campbell. Vale lembrar que em 2007 a banda de hard farofa Poison regravou a faixa que ficou bem legalzinha.




Bônus Track

American Girl – Eu não poderia deixar de fora uma das mehores músicas do Tom Petty. American Girl é parte do álbum debut da banda, o Tom Petty and the Heartbreakers'  de 1976 e tem uma pegada totalmente empolgante e pra uma galerinha mais nova, bem conhecida e por quê? Basta que você ouça Last Nite do Strokes que entenderá. Inclusive numa entrevista pra Rolling Stone gringa Tom Petty comentou sobre a “homenagem” ou possível plágio.

“O Strokes pegou ‘American Girl’ [para a música 'Last Nite'], e eu vi uma entrevista com eles, onde eles realmente admitiram. Isso me fez rir alto. Pensei ‘OK, bom para vocês’. Isso não me incomoda”. 

A banda de Julian Casablancas viu a “afanada instrumental” como uma homenagem e costuma fazer snippets de American Girl durante a performances de Last Nite.











Por Rose Gomes


Comentários