Música e geografia: 5 bandas com nomes de cidades e continentes

Por Rose Gomes
No rico mundo da música uma das coisas que mais chama a atenção são os nomes das bandas. Tem banda que homenageia seus ídolos e se batiza com nomes de discos, músicas ou qualquer outra referência à seus “mestres”. Seja com filmes, personagens ou até mesmo figuras que fizeram parte de suas vidas (vide os caras do Lynyrd Skynyrd que se inspiraram em um professor para batizar a banda), os nomes são sempre criativos e até engraçados. Mas você já reparou que também existem grupos (e muitos) com nomes de lugares (cidades e continentes)? Listei 5 para trocarmos figurinhas:


#1. America

Formada  na Inglaterra em 1969 por músicos americanos, a  banda América faz um som mais voltado ao folk e classic rock e coleciona em seu currículo hits como A Horse with No Name e  You Can Do Magic. São mais de vinte discos (boa parte produzidos por George Martin, mesmo produtor de  alguns trabalhos dos Beatles), entre álbuns de estúdio, ao vivo e compilações. Da banda destacos as músicas Tin Man, Sister Golden Hair e Ventura Highway.



#2. Asia

O Asia pode ser considerado um supergrupo, afinal em sua  formação original constam integrantes  de grandes bandas do progressivo  como Emerson, Lake & Palmer, Yes e King Crimson e claro que o som dos caras não poderia ser diferente. Entre os maiores hits da banda formada em 1981 estão  Only Time Will Tell e Heat Of the Moment. O Asia passou por diversas formações e assim como o America também dispõe de uma vasta discografia. Destaco as faixas Don’t Cry, a “floydiana” Heaven  e Sole Survivor. Recentemente os caras lançaram Gravitas, novo álbum do qual falei aqui.



#3. Boston

Um dos grandes representantes do AOR, a banda americana Boston foi formada em 1976 em, adivinhem? Boston! Entre os principais hits do grupo estão More Than a Feeling e Don’t Look Back. São sete álbuns entre estúdio e compilações e da banda destaco as músicas Higher Power, Foreplay Long Time e Peace of Mind.



#4. Europe



A banda sueca Europe foi formada em 1978 e sem dúvida é um dos grandes expoentes do hard rock.  O hit The Final Countdown foi sucesso mundial e alavancou a carreira dos caras que ao todo já lançaram mais de dez álbuns entre estúdio, ao vivo e compilações. Do Europe que inicialmente se chamava Force, destaco as músicas Last Look at Eden, I’ll Cry For You e Let The Good Times Rock.




#5. Kansas



A banda americana Kansas foi concebida no ano de 1973 e faz um som progressivo em sua essência. Um dos grandes hits da banda que sem dúvida você já deve ter escutado é  Carry On Wayward Son, além da balada  Dust in the Wind que ganhou trocentos covers e versões tenebrosas em português. São mais de dez álbuns e destaco as canções Point Of Know Return, Song For America e Lightning’s Hand como as que mais gosto.




Postado originalmente em Cadê Meu Whiskey?

Comentários