The Whisky A Go Go : os 50 anos da meca do rock



Não. Não se trata da música oitentista da banda de tiozinhos Roupa Nova e sim, de uma das casas de eventos de maior importância dentro do cenário rock and roll de todos os tempos, berço de diversos artistas, que abrigou performances históricas de algumas das maiores bandas que já existiram e que completou neste ano, mais precisamente em 11 de Janeiro, 50 anos de história.


O Whisky A Go Go foi rotulado como a primeira discoteca oficial dos EUA, mas apesar deste “rótulo” o que mais marcou o local foram os shows lendários de diversos nomes do cenário rock and roll. O “empreendimento”, localizado na 8901 Sunset Boulevard, em West Hollywood, Los Angeles, Califórnia, tem como proprietários os sócios  Elmer Valentine, Phil Tanzini, Shelly Davis e Theodore Flier e passou a funcionar oficialmente cinco dias após sua inauguração com uma apresentação ao vivo de Johnny Rivers. 




A inspiração para o Whisky A Go Go veio de um clube de mesmo nome em Paris que Valentine visitou em 1963, logo depois que fora abandonado pela patroa. O empresário investiu 20 mil dólares com seus sócios já citados  e  assinou um contrato de um ano com Rivers. Pra complementar o charme do local, dançarinas mexiam as cadeiras dentro de uma gaiola com os trajes oficiais  do  Whisky A Go Go: vestidos de franjas e botas brancas, dançando freneticamente ao som das bandas da época. Assim, a casa tornou-se o principal ponto de encontro de músicos da Sunset Strip e descolados na década de 1960.

Pra você ter uma ideia, nomes como Alice Cooper, The Doors, Them, Mothers of Invention, Jimi Hendrix, The Kinks, The Who, Cream, Led Zeppelin, Ramones, entre muitos outros passaram por lá, nos anos 60 e 70, ou seja, o local pode ser denominado como uma verdadeira rota das grandes estrelas da música, um lugar histórico.
Já na década de 80 grupos como Guns N' Roses, Metallica, Van Halen e Mötley Crüe davam as caras por lá em apresentações marcantes e na década seguinte com o surgimento da febre de Seattle, diversas bandas do segmento grunge, incluindo Soundgarden , Mudhoney , Melvins e vários outros, carimbaram passagens pra lá de históricas nos palcos do Whisky.








"The Whisky era a meca!", disse Ray Manzarek, tecladista do The Doors, ao LA Times, em 2003. "Foi o point em Los Angeles. Foi provavelmente o point em todo o país."

Um dos últimos fatos mais importantes envolvendo a casa ocorreu em 11 de novembro de 2011 quando o Black Sabbath usou o Whisky a Go Go para anunciar a sua  tão aguardada reunião .

O local continua firme e forte comemorando durante todo o mês de Janeiro seus 50 anos de puro rock and roll com shows especiais executados pelas estrelas que ajudaram a fazer do Whisky A Go Go uma verdadeira meca do rock, com bem disse o finado e inesquecível Manzarek. E sim, vale a pena comemorar!




Por Rose Gomes.


Comentários