Pérolas Nacionais : Pão Com Manteiga



Por Rose Gomes



Impressionante como fuçando lá no passado musical do nosso país é possível encontrar bandas únicas, dotadas de uma sonoridade incrível, uma verdadeira viagem musical. E por falar em viagem musical, nada melhor do que citar esta que foi uma banda pouquíssimo conhecida, mas muito interessante e Pão Com Manteiga é o nome dela.

Em meados dos anos 70 cinco amigos formaram na zona oeste de São Paulo, uma banda de rock psicodélica cujas letras abordavam temas fantasiosos e medievais com pitadas de crítica à sociedade. No ano de 1976 era lançado o disco homônimo, um trabalho conceitual sobre o mundo fantasioso de Avalon, infelizmente único álbum lançado pelos caras.

Formado pelos músicos Jhonny  na guitarra, banjo, violão e vocais, Pierre no baixo e vocais, Paulo Som à frente do violão de doze cordas e do vocal principal, Edson na batera e Gilberto (ou Giba) nos teclados,  a banda traz nas 12 faixas que compõem  este ótimo trabalho uma sonoridade bastante psicodélica e alguns toques progressivos.


O destaque instrumental do álbum fica a cargo do teclado e dos riffs carismáticos. Músicas como  a instrumental Montanha Púrpura mostram o bom trabalho desempenhado pelos músicos. Viagem garantida!




O disco é interessante de se ouvir por inteiro, mas traz algumas faixas em especial que merecem um pouco mais de atenção, tanto pelas letras quanto pelo instrumental, são elas Merlin (doideira total principalmente na interpretação viajandona  de Paulo Som), Multi- Átomos, Cavaleiro Lancelot e A Feiticeira.






Infelizmente a banda não existe mais. Alguns integrantes como Jhonny, Pierre e Gilberto tocam até hoje, enquanto que o baterista Edson parece não ter seguido com a música e Paulo já é falecido.

Numa época em que tantos lixos “musicais” predominam nas FM´s jabazísticas e nas TV´s por aí, alienando e emburrecendo  nossa população cada dia mais, é realmente de uma judiação sem limites que pérolas musicais como as presentes  neste disco fiquem tão escondidas e perdidas no tempo.

“Eu, só quero ser regresso. Uma prece ao universo. Deuses, anjos, astronautas. Venham me ensinar tudo de novo”. (Micróbio do Universo)


Pão Com Manteiga (1976)

01. Mister Drá
02. Merlin
03. Flor Felicidade
04. Micróbio do Universo
05. Montanha Púrpura
06. Multi-Átomos
07. Serzinho Sem Medo
08. Cavaleiro Lancelot
09. História do Futuro
10. A Feiticeira
11. Fugindo do Planeta
12. Virgem de Andrômeda

Comentários