Os 10 melhores _________ de todos os tempos!

por João C. Martins

Como sou um grande fã daquele que é o instrumento musical mais injustiçado na história do Rock ‘n’ Roll, hei de fazer uma lista com os melhores no ramo, é claro que alguns vão ficar de fora, pois nas minhas listas sempre entram apenas dez, contudo nada impede de você acrescentar os seus favoritos nos comentários. O instrumento cujo o qual me refiro é aquele que da peso a uma canção, por mais fofinha que ela possa parecer, quando digo peso me refiro à seriedade, ele é o que preenche os espaços vazios com uma sutileza de uma singular pluralidade sem igual, e já te explico o que isso quer dizer, ele é agressivo, mas dançante, ele é esticado, mas encorpado, esse instrumento é tudo!

Quando me refiro a essa tal “singular pluralidade”, quero demonstrar não só a questão sonora dele, mas sim da importância, afinal como dito, ele é sim, muito sutil, já que poucos, excetos os que tem os ouvidos mais treinados, conseguem nota-lo numa canção. O indivíduo que é responsável por dar vida a esse espetacular figurante, embora seja o seu papel muito mais importante que o de muitos protagonistas, sempre é jogado para trás, isso porque quase ninguém tem interesse em vê-lo. Quase todo mundo o confunde com uma guitarra, principalmente as mães, a minha sempre aparece aqui dizendo: “Larga um pouco dessa guitarra!” Mas ela mal sabe que esse, ah! Esse é um instrumento divino, criado por um homem, mas eternizado por um deus.

Seja ele com quatro, cinco, seis, oito… dezoito cordas (eu já vi), ele é o que, talvez não dê vida à uma música, mas sim que a mantém viva. É claro que estamos falando dos Baixos! Ah, os Baixos… Esses magníficos entoadores de rosnados incomparáveis. Qualquer canção, eu disse qualquer canção, que tiver o som de um baixo bem tocado, se nota que ela, como disse, não só foi criada, mas se mantém viva! É, se assim posso dizer, o alicerce musical, a coluna vertebral, se não for o esqueleto todo.

Baixistas nunca estão isentos do sofrimento, eles sofrem Bullying (palavra da moda), eles são comparados a… a… a nada, porque ninguém se importa com os baixistas, contudo isso não os fere, já que sabem que o seu propósito é algo muito maior que simplesmente chamar atenção. É impossível mensurar quantas vezes tive que me deparar com as seguintes piadas, “Ah! Toca baixo né? É tão baixo que ninguém ouve, ha ha ha…” ou “Nossa! Sua guitarra está quebrada, está faltando duas cordas!” e a melhor de todas, “Como você sabe se está acertando, se não dá pra ouvir?”. Enfim, não é isso que me fará desistir, adiante.

Como o título desse texto diz, vou eleger aqui os 10 melhores - o suspense feito no início foi só para manter sua atenção - baixistas de todos os tempos, deixando claro novamente que, como sempre faço só com dez, se quiser citar os seus favoritos, ou dizer que tudo não passa de uma grande viagem, os comentários estão abertos e sem filtros de palavrões.

Algumas regras foram estabelecidas, por mim mesmo, antes de começar a brincadeira, e são elas:

- Somente serão aceitos baixistas que tocaram, ou tocam, em com alguma banda, ou mesmo em carreira solo, são conhecidos por sua música, ou seja, os que tocarão, ou só são famosos instrumentistas, ficarão para outra ocasião;

- Eles serão elencados em ordem de maior relevância, para mim, ou seja novamente, se não concordar, reclame;

- Esse desafio tão especial merece um nome, e não consegui pensar em nenhum melhor que “Prêmio John Entwistle!”, sendo assim nosso mestre, é o deus que mencionei um pouco mais acima, não estará no top 10, pois deuses não se envolvem com a ralé.

E acho que é só. A partir de agora o primeiro “Troféu John Entwistle” está no ar!

John-Entwistle-a

 

#10 - Nick Oliveri

Nick Oliveri, foi baixista da banda Kyuss, Queens of the Stone Age, Masters of Reality, além de seu projeto mais oficial entre todos, que é Mondo Generator. Comparado a todos os outros que estão por vir, Nick está longe de ser o mais técnico entre eles, só que para se fazer Rock é necessário muito mais que técnica, é preciso atitude e isso o rapaz tem aos montes.

 

#9 - Stevie Harris

Preciso ser sincero no que estou prestes a dizer, sou pouco conhecedor de Iron Maiden, mas apesar disso não sou bobo, e sei que esse cara não é brincadeira. Steve Harris, simplesmente criou um estilo, se não criou foi ele quem propagou, e com grande maestria diga-se de passagem. Aquilo que vulgarmente chamamos de galopada, cavalada, entre outras mais que se associem ao passear de um cavalo indomável fazem parte do repertório do moço.

 

#8 – Geddy Lee

Integrante de uma das bandas mais espetaculares de toda a história, o Rush, Geddy Lee consegue manter um timbre com seu baixo, diria que, único. Grave e gordo na maior parte do tempo, preenchendo tudo e mais um pouco, nas faixas dessa fantástica banda.

 

 

#7 - Glenn Hughes

O que dizer de um garoto, de apenas vinte e dois anos que divide, com extrema responsabilidade, os vocais com David Coverdale, de nada mais nada menos que Deep Purple? Além disso assume também a responsabilidade de ser o baixista nessa, que já se tornara lenda. E quando esse cara faz parte de um dos melhores álbuns da história dessa banda? Pois é, tanto nos backing vocals, quanto nas que foi o principal, e é claro, em suas linhas extremamente dançantes, de baixo, Glenn Hughes deitou e rolou.

 

#6 – Stu Cook

Baixista na clássica banda Creedence Clearwater Revival, sempre teve muito estilo ao empunhar seu contra-baixo. Sempre com linhas imprescindivelmente marcantes, ele deixou seu nome gravado nas mentes dos fãs de Rock. Como adendo, gostaria de citar que, passei a dar um maior valor para sua técnica, após ouvir um dos melhores discos da minha vida que foi, The Evil One, de Roky Erickson, no qual Stu além de produtor da obra, colaborou como instrumentista em algumas canções.

 

#5 – Jaco Pastorius

Infelizmente fui vencido por mim mesmo e não consegui um lugar mais adequado nessa lista para o gênio Jaco Pastorius. Creio que ele não tenha conseguido aqui, um lugar de maior destaque pelo fato de eu ser muito fechado ao Rock ‘n’ Roll, no sentido mais semântico da expressão, e como ele foi muito mais conhecido por seu estilo Jazzista, não me vi em situação possível de rankea-lo em outra colocação. Sua genialidade é incontestável, que de tão genial acabou por ter um fim trágico. Um mestre.

 

#4 -Mel Schacher

Membro da formação original do lendário Grand Funk Railroad, Mel Schacher demonstrou o porquê que faria todos virem a dizer que ele é um influência, desde o primeiro álbum da banda. Muito conhecido por sua técnica apurada, e sempre tocando com palheta, relativamente incomum, pelo groove que ele estabelecia com seu instrumento. E para quem diz que baixista não tem vez, ele, com justamente essa foto, estampou a capa do segundo disco de estúdio da banda, o Red album.

 

#3 - John Paul Jones

E no nosso Podium temos o incrível John Paul Jones! Sem dúvida um dos melhores baixista, e influência, ainda viva, para muitos do passado e mais um monte que hão de vir. Numa banda onde o propósito era serem os melhores de todos os tempos, todos os integrantes selecionados, foram excelentes, inclusive o que ficaria com as quatro cordas. Se o Led Zepplin jamais seria o que foi, se não tivesse encontrado Jimmy Page, Robert Plant e John Bonham, digo que sem John Paul Jones sequer pensaria em existir.

#2 -  Les Claypool

O que esse cara faz, está para nascer, se é que vai, outro que, talvez, pense em fazer igual. É simplesmente um monstro com esse instrumento nas mãos, e junto de sua banda, que também é seu trabalho mais conhecido, o Primus, mostrou que muitas vezes o impossível não existe. O que mais impressiona na performance dele é a forma como toca, cheio de slaps, e o que canta que é sempre algo totalmente fora do ritmo daquilo que está fazendo com os dedos. Talvez ele tenha dois cérebros.

E em primeiríssimo lugar…

#1 – Geezer Bulter

Geezer comemorando a vitória!

Terence Michael Joseph Butler, ou Terry Butler, ou melhor GEEZER BUTLER! (O nome Geezer é utilizado também em um estilo de chapéu para engenheiros, mas preciso confessar que não tenho como lhe confirmar se é por alguma razão dessas que o nome foi atribuído ao músico). Muitos vão dizer que, ok! O Geezer é realmente um cara bom, mas em primeiro? E como já disse, é a minha lista, ligue no SAC se não concordar. Geezer Butler toca como nenhum outro jamais tocou, ele tem o peso necessário, tem pegada, cria algumas variações espetaculares durante os riffs… ele é foda! Desculpe-me pelo palavreado, mas eu gosto muito dele. Sem contar que o cara ficou conhecido como o primeiro a usar um Wah-wah num baixo, para dar aquela distorção do cão na introdução da satânica N.I.B.

Em todas as canções que ele participa o baixo é sempre altíssimo, paradoxos de lado, rosnador e gordo. E embora já se tenha passado muito tempo desde que os anos 70 se foram, qualquer vídeo que você assistir desse cara tocando, com certeza te fará voltar no tempo.

Parabéns Geezer você foi o vencedor do “Troféu John Entwistle”!

Comentários

Postar um comentário