Um mundo cheio de qualidades: Como um Natal pode fazer tanto sentido?

João C. Martins

Há algumas semanas conheci, por meio de um amigo, o projeto que um amigo dele, que me deixou um bocado sensibilizado. Foi uma soma de altruísmo, empatia (apesar de não acreditar nessa palavra) e atitude, e você vai entender o porquê jájá.

O nome do rapaz responsável por esse projeto é Renan Perobelli (Peroba), vive em São Paulo, engajado, gente boa ao extremo, e acima de tudo é movido por ideais. Identificação roots com esse mano! Afinal não escondo de ninguém que comecei a pensar em ser professor, pelo simples fato de, no mínimo tentar, colocar alguém num ciclo virtuoso, e não por aquilo que todos pensam e alegam: "Férias duas vezes por ano, estabilidade, funcionário público..." Embora fosse me fazer muito feliz falar dos meus motivos, não será dessa vez. 


Retomando ao trabalho ao qual Renan participa, um dos fatores que me impressionou à vera, foi o seu propósito, o de colocar um sorriso nos rostos de crianças de sua comunidade, por meio da comemoração natalina mais esperada do ano, O Natal! A intenção é dar um pouco daquilo que elas não possuem todos os dias, como brinquedos, um pula-pula, uma piscina de bolinhas, uma festa. Sem medo de equívocos, afirmo que essas crianças jamais, eu disse JAMAIS! Esquecerão tal atitude, e afirmo isso assim, 1: porque alguém as fez felizes; 2: por terem aguardado ansiosamente o ano todo essa data; e 3: por conta dessa questão social, que sem dúvida barganhará algumas dessas para contribuição nesse projeto hoje, amanhã e depois.

Como sabemos, pessoas boas dificilmente têm o incentivo de entidades que deveriam ser as maiores contribuintes, ou seja, colaboração do estado, pois é óbvio que existem preocupações muito maiores que a formação de pessoas, não é? Além de todos os problemas com o que devem se preocupar, com o que gastar... e enfim, segundo o próprio rapaz, parte da ajuda que era dada para essa festividade foi cortada, sendo assim o ano de 2013 teria seu desfecho de forma menos alegre para aqueles pequerruchos... Leigo equívoco caro leitor, pois ele tinha uma carta na manga, e é agora que compreenderá aquilo que disse no início. Não deve ter sido fácil tomar a decisão que tomou, mas de alguma forma esse ciclo deveria continuar, não deveria ser rompido assim. Seria justo iniciar o tão aguardado dia daqueles olhinhos cheios de vida e sonhos, com um tom cinzento do qual os adultos já tem que lidar todos os dias?



Nesse caso, o que você faria? Possivelmente, muitos fariam um tuitasso, hashtags tentando mobilizar alguém que pudesse colaborar, doações, ir a TV. E o que ele fez? Ele decidiu colocar à venda sua coleção de CDs, DVDs e LPs (!), para assim não deixar passar em branco todo aquele verde de esperança, que apesar de a maioria do mundo enxergar num tom desbotado, ele se prolifera como capim, que é simples, contudo mantém de pé muitas vidas.
Que loucura! Sabe-se lá quantas raridades não existem ali, valores inestimáveis, histórias acima de tudo, entretanto, como diria  um velho conhecido, "Tudo vale a pena se a alma não é pequena..." (Fernando Pessoa). E realmente, ali se fez valer a pena, por todas aquelas almas envolvidas.

Fã de música que sou, não perdi a oportunidade de adquirir algumas relíquias, só que com o passar do tempo isso deixou de ser o meu maior motivador, e comecei a ter dimensão do que é que está sendo desenvolvido, e que de certa forma faço parte, mesmo sendo "de tabela". 

Para ter ideia do acervo do moço, aqui listo os que adquiri:
AC/DC - High Voltage
Black Sabbath - Never Say Die; Paranoid e Technical Ecstasy 

Led Zeppelin - IV

Além dos LPs:
Black Sabbath - Sabbath Bloody Sabbath 

The Who - Odds and Sods
Titãs - Jesus não tem dentes no país dos banguelas.


 

Todos em perfeito estado de funcionamento, além de estarem em preços tremendamente acessíveis. E para ver quais os que ainda estão disponíveis basta clicar aqui, que será direcionado a sua página no Facebook.

Uma excelente manifestação que demonstra o poder da música, movendo as partes de ambos os lados.

Não acho justo colocar na roda esse tipo de questionamento, mas VOCÊ conhece alguém que faria algo assim? 


Eu conheço, apenas virtualmente por enquanto, e é gente da gente, humildade monstruosa, como o próprio gosta de falar, é FAVELA como nóis! E que nunca vai abandonar suas raízes. Para encerrar, uma frase de um grande cantor e pensador brasileiro:


"As Pessoas não são más, elas só estão perdidas. Ainda há tempo..." (Criolo Doido)


Não vejo sentido em salvar o mundo, se não salvar primeiro as pessoas. Caso ainda não creia que exista quem viva com o intuito de salvar essas que ainda estão perdidas, aqui está uma boa prova de que existem, e são muitos.

Comentários