Roky Erickson: Um grande nome na história Evil Folk!

Hoje, assim que acordei tive uma grata surpresa. Vi neste blog que está lendo agora uma notícia sobre a banda sueca Ghost, a respeito de seu EP de covers - cujo o qual clicando aqui você poderá ver também - e achei interessantíssima a faixa divulgadora e também título do trabalho, If you have Ghosts. Apesar de já tê-la ouvido em outra ocasião, não tivera um impacto tão grande como foi mais cedo. 
Pelo andar da carruagem já deve ter percebido qual será o papo de hoje né? E se apostou suas fichas em Ghost, fez muito mal... Isso mesmo jovem leitor você se equivocou, pois quem dará as caras por aqui será Roky Erickson.
Roger Kynard Erickson
"Hãn!? Como assim!? E aquela ladainha toda de ter acordado e blá blá blá!?" Sei que está se perguntando isso enrubescidamente, mas mantenha a calma, respire e saiba que não é brincadeira. O que me fez querer falar sobre um dos muitos registros de Roky Erickson foi o simples fato de ter ficado curioso com o seguinte: Se o novo EP dos caras é um EP de covers, logo as canções já pertencem a outras pessoas, e se eu gostei tanto dessa faixa pode ser que esse alguém tenha mais outras que eu venha a gostar. E não deu outra! Um excelente artista, excêntrico até não poder mais, psicodélico até o último fio de cabelo e tão assustador quanto um caravançará de capetas. De forma a apresentar um pouco melhor suas características ele é simplesmente uma mescla de Folk, de Classic Rock sessentista, dos primórdios de Heavy Rock, além de mais trocentos elementos musicais e inegavelmente com influências absorvidas de caras como Bob Dylan, com aquelas coisas de ficar falando durante as canções, Rolling Stones com riffs marcantes vide os de Keith Richards, Dr Feelgood e seu aparente desleixo, nosso excelente Neil Young e sua gana Rockeira, e sem contar alguns dados momentos em que se assemelha grandemente com Michael Stipes (R.E.M.), no seu estilo vocal, deixando claro que não estou comparando seu trabalho com nenhum desses mencionados, apenas os considero, de certa forma, conectados.


O álbum a ser discutido é o lindamente bem trabalhado The Evil One (1981), que traz um lançamento em duas partes, sendo o primeiro totalmente mixado, apenas as faixas absurdamente bem trabalhadas, com sua "banda de apoio" chamada The Aliens - entre aspas banda de apoio, pois tratam-se de integrantes de sua anterior formação o The 13th Floor Elevators. Já a segunda parte, conta com a apresentação deles, em um set list bem próximo daquilo que é a parte um, num programa chamado Modern Humans Show, onde além das canções ao vivo podemos também acompanhar alguns momentos de conversa e entrevista do vocalista com o apresentador do programa.
Como já conversamos bastante, acho que é hora de ouvir um pouquinho do trabalho dessa figura, vamos de Two Headed Dog (Red Temple Player).


Não há nada de muito demoníaco no estilo do homem, para se dizer aquilo que disse no início. A face dele não demonstra muito isso e essa faixa emprega apenas algumas questões religiosas nada implícitas, porém quando se diz que alguém é de meter medo não duvide, pois sim se tem um porquê e apesar dessa cara de simples Texano a fim de fazer Rock com viola, nosso amigo tem uma "satanice" um pouco diferente daquilo que estamos habituados em canções desse tipo. O exemplo disso fica a cargo da próxima lista nesse disco que é I Think of Demons. Escute, sem medo... Mas se não tiver medo mesmo, acompanhe lendo a letra da canção clicando aqui


Eu acho assustador!  

A próxima para qual chamo a atenção é Don't shake me Lucifer que é de uma veia muito similar ao som proposto pelos Rolling Stones, ou melhor muito similar a T-Rex que não citei nos comparativos acima, mas que é uma das influências sem dúvidas. Roky abusa de uns berros "rasgados" e de sua agudez vocalica, que casa perfeitamente com a harmonia e sonoridade da banda. De o play e seja feliz (ou não).


Em algumas horas ele me lembra Janis Joplin cantando...

Outra para a qual peço que tenha esmero ao ouvir é Night of the Vampire, pois ela tem, para mim é claro, uma intermusicalidade, ou seja uma conexão extrema com a canção Take a Look at my Girlfriend dos Hip-Hopper, Gym Class Hero... NÃO! NÃO! NÃO! Falei isso justamente para que você caro leitor, viesse a se sentir incomodado, pois ela pertence a uma ótima banda conhecida por Supertramp, portanto não caia num conto qualquer de um grupo qualquer que faz sucesso as custas de uma grande banda, que a maioria deixa para trás, e que se quer tem a honradez de explicitar aos fãs desavisados que apenas regravaram tal obra de arte. Em seguida poderá acompanhar as duas e compará-las.



Não são nenhum cover uma da outra, longe disso. Tem, a música de Roky, uma coisa meio soturna, evidenciada pelo órgão tocado dando aquele clima de Igreja, ressoando forte, contudo de forma influente, o que Ghost vem fazendo. Sem contar o grave do baixo em algo parecido com um trítono. O modo de cantar em determinadas partes foi o que me trouxe à cabeça a outra interpretação do Supertramp e que sem vergonha nenhuma de estar enganado, dividi com você!

Depois de tantas hipóteses e revoltas, algo um pouco mais descontraído vem a calhar. It's a cold night for Alligators, encabeça essa temática. Com uma letra um bocado psicodélica e, como de praxe, um riff bacaníssimo ela vem em #12 lugar nesse que é um grande presente aos fãs de Rock 'n' Roll.



Para continuar uma das mais Rockers desse full-lenght que é Sputinik, que assim como em faixas anteriores conta com um teclado muito bem executado dando uma cadência ainda maior, além da cozinha e das guitarras que intercalam-se de forma natural em solos impagáveis, outra que vale muito a pena conferir.



E para finalizar, ela não é a última no compacto do moço, mas merece encerrar essa prosa com chave de ouro, já que irrefutávelmente irá propagar de forma muito mais violenta sua carreira, já consolidada é claro, uma vez que está sendo entoada nada mais nada menos que pelo nosso estimado Papa Emeritus II. Claro que a faixa é If you have Ghost, que não é a melhor nesse trabalho, mas que chama a atenção muito pelo nome e principalmente pela linha de baixo que tem, pois é pesadíssima e não preciso nem ficar explicando aqui que sou fissurado num baixão bem tocado. Fique então com a paulêra.


Roky Erickson & The Aliens - The Evil One (1981)

Clique aqui e vá ouvir o álbum completo!

01 - Two Headed Dog (Red Temple Prayer);
02 - I Think of Demons;
03 - Creature with the Atom Brain;
04 - The Wind and More;
05 - Don't Shake Me Lucifer;
06 - Bloody Hammer;
07 - Stand for the Fire Demon;
08 - Click Your Fingers Applauding the Play;
09 - If You Have Ghosts;
10 - I Walked With a Zombie;
11 - Night of the Vampire;
12 - It's a Cold Night for Alligators;
13 - Mine Mine Mind;
14 - Sputnik;
15 - White Faces;

Observações:

  • No disco 2 como citado, eles se apresentam num programa chamado Modern Humam Show, entretanto não exista registro algum a respeito desse tal programa. Faixas como I think of Demons, Don't Shake me Lucifer e If you have Ghosts ficaram de fora, talvez porque se realmente o talk show existiu ficar falando do tinhoso não seria muito ortodóxo;
  • Em Sputinik e Blood Hammer, na versão de estúdio, o baixo ficou por conta de ninguém menos que Stu Cook (Creedence Clearwater Revival), sem contar que ele foi também o produtor dessa pérola;
  • E como nunca é demais, fique com a versão de Ghost para a canção título de seu EP, ela não soa nem um pouco parecida com a versão original e até mesmo confesso que demorei para associá-las. Basta clicar aqui para ser direcionado ao link da canção.

Comentários

  1. bora mencionar a historia incrível do Roky e da sua banda The 13th Floor Elevators, a primeira banda psicadélica do Texas. Também importante notar que o homem passou uns 30 anos no psiquiátrico, dai se explica um pouco melhor as letras halicunantes na música dele. Um grande talento por certo. Abs !

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário