Angra: novo disco ao vivo agrada a gregos e troianos

Após a traumática saída do vocalista Edu Falaschi da banda, o Angra tentou sem sucesso trazer de volta o antigo vocalista Andre Matos para uma comemoração dos 20 anos do debut Angels Cry (1993), o ‘gordinho’ negou e preferiu fazer sua própria celebração tocando o disco na íntegra com sua banda solo. A banda então recrutou o italiano Fabio Lione (Rhapsody of Fire, Labyrinth, Vision Divine), à essa altura já uma lenda do metal italiano, que não só fez a turnê de “retorno” do Angra como gravou este ao vivo (que sai tanto em CD como DVD) em comemoração ao aniversário do álbum supracitado.

--->>> Angels Cry 20th Anniversary Tour



O saldo é positivo e o set list é bem misturado, com canções de todos os álbuns de todas as fases. Para quem esperava o Angels Cry na íntegra e na ordem foi uma decepção, as canções dele estão espalhadas pelo tracklist e não foram todas tocadas. Claramente Fabio se sente mais à vontade com o material da fase Edu - seu timbre soa extremamente igual em alguns momentos, já que cantar Andre Matos não é uma tarefa fácil devido aos agudos do vocalista, mas mesmo nessas canções o italiano não se compromete e não há deslize algum em faixa alguma.

Quem se aventura no microfone também é o guitarrista Rafael Bittencourt que lidera a voz em The Voice Commanding You, Reaching Horizons e A Monster In Her Eyes (essas últimas duas acústicas). Já Fabio se destaca em Gentle Change, balada do ótimo e subestimado Fireworks (1998).

O desfile de hits é grande: Angels Cry, Nothing to Say, Waiting Silence, Lisbon, Time, Evil Warning (com Amilcar Christófaro, do Torture Squad, na bateria), Rebirth, Nova Era e Carry On, e ainda sobrou espaço para a participação mais do que especial de Tarja Turunen (ex-Nightwish) em Stand Away (onde Fabio mostra todo seu talento como tenor em dueto com a voz soprano da finlandesa) e Wuthering Heighs (cover de Kate Bush, que contou também com o lendário guitarrista Uli John Roth) – ambas presentes no disco homenageado – e da Família Lima em algumas faixas como No Pain for the Dead.

Faltaram algumas canções? Sim. Mas vale a intenção da banda de registrar todas as fases e sair do “mais do mesmo” no set list, além de trazer algumas surpresas como Late Redemption e Millenium Sun, com Kiko Loureiro também nos teclados.

A produção é excelente, todos os instrumentos são nítidos - o baixista Felipe Andreoli soa muito bem - e a banda toda está em grande forma.

Ao que parece a união com Fabio Lione foi bem positiva para os paulistanos. Resta ver se em estúdio  vai rolar a mesma química,  já que como já foi até postado aqui no TRMB, o italiano cantará no novo disco da banda.

Nota: 8.0

Carlos H. Silva




Fabio Lione - Vocal
Kiko Loureiro - Guitarra, Teclados, Violão
Rafael Bittencourt - Guitarra, Violão, Voz
Felipe Andreoli  - Baixo
Ricardo Confessori - Bateria



01. Angels Cry
02. Nothing to Say
03. Waiting Silence
04. Lisbon
05. Time
06. Millennium Sun
07. Winds of Destination
08. Gentle Change
09. The Voice Commanding You
10. Late Redemption
11. Reaching Horizons
12. A Monster in Her Eyes
13. No Pain for the Dead
14. Stand Away
15. Wuthering Heights
16. Evil Warning
17. Unfinished Allegro / Carry On
18. Rebirth
19. In Excelsis / Nova Era
20. Gate XII

Comentários