Banda boa de um disco só: Edge




Por Rose Gomes

No mundo maravilhoso do Rock and Roll existem diversas bandas, milhares de integrantes, projetos e formações infindáveis. Muitos acabam por juntar os melhores músicos de determinados grupos que conseguem a proeza de formar uma nova super banda. A maioria desses projetos acaba não seguindo em frente, mas rende bons discos. Por outro lado, também existem aquelas bandas que se formam, gravam um disco e somem totalmente, o que as vezes torna o único álbum lançado uma verdadeira raridade, caso da banda Edge.

O Edge teve vida breve, mas felizmente o único disco feito pelos caras é de excelente qualidade. O grupo americano foi  formado na década de 70 e contava com os ex- integrantes da banda The American Revolution:  Richard Barcellona (guitarra, vocal), John Keith (baixo e teclado),Gallen Murphy (guitarra, baixo  e vocal) e David Novogorski (batera).

O som do disco homônimo, debut e filho único da banda traz um hard setentista que em certos momentos lembra bandas como Led Zeppelin e Guess Who, com pitadas de progressivo e blues. Tudo muito bem acompanhado do  órgão Hammond que dá o toque final e preciso às canções.







Os destaques do disco ficam por conta das faixas “Callin’ Out” que abre o álbum já mostrando a carga hard da banda, “A New Breed Of Man”, “Lady Of Darkness” que traz viradas alucinantes e batida setentista, “Starvin’ Man” que em alguns pontos remete delicadamente a Led Zeppelin e nos presenteia com um belo solo de batera, a brilhante “Money Slave” e “Movin´ On” que traz riffs poderosos. Os vocais cheios de intensidade de Barcellona também dão um show a parte.






Este disco, obra única da banda que veio a se separar pouco tempo depois de seu lançamento é uma veradeira aula de boa música e nos  mostra que muitas vezes vale a pena dar aquela garimpada em busca de raridades.


1.Callin’ Out
2. Sing Your Song
3. A New Breed Of Man
4. Lady Of Darkness
5. Movin’ On
6. The Story Of Angelique
7. Starvin’ Man
8. Ribbon And Bow
9. Money Slave
10. Movin’ On [alternate bonus track]







Comentários