Banda boa de um disco só: BBM


Por Rose Gomes


Seguindo a minha série de posts sobre bandas boas que infelizmente lançaram apenas um álbum, trago hoje o BBM, banda – ou projeto, como queira chamar – formada por três grandes nomes do rock mundial: o batera Ginger Baker, o baixista e vocal Jack Bruce (ambos do incrível power-trio Cream), e o guitarra e vocal Gary Moore.

O BBM surgiu em 1993, fruto de uma tentativa frustrada de reunir o Cream com seus membros originais. Diante da negativa de Eric Clapton (que só aceitaria o retorno se a banda se chamasse Eric Clapton & Cream para que ele ficasse no controle de tudo), Baker&Bruce recrutaram o guitarrista irlandês Gary Moore, e assim se formou o Bruce, Baker e Moore, ou simplesmente BBM. 
Around The Next Dream foi o único registro oficial em estúdio da banda, que encerrou suas atividades em julho de 1994, depois de um show no Marquee de Londres, onde segundo relatos dos presentes, Gary Moore “causou” solando errado e brigando com os músicos no palco, ou seja, uma TREMENDA FALTA DE PROFISSIONALISMO. Saiu no meio do show, foi para o camarim, pegou suas coisas e adeus BBM. Na edição de fevereiro de 2010 da revista gringa Classic Rock Magazine, Baker disse que Moore precisava de um psiquiatra e que tocava superficialmente, e ainda afirmou que a época do BBM foi uma das piores de sua vida, pois se via obrigado a tocar com o “Topetudo Mimado do Pop”, como chamava a Moore. “Um show foi cancelado quando ele (Moore) cortou seu dedo abrindo uma p#$% de uma lata. Eric (Clapton) teria colocado um curativo e continuado a tocar. Ah não, não o Gary.”
É  uma pena que três músicos tão talentosos tenham se estranhado a ponto de acabar com uma banda que tinha tudo pra seguir firme e forte fazendo um som de qualidade, e só nos resta agora acompanhá-los em seus projetos solos (menos a Gary , que faleceu em 2011).
Bom, mas tretas a parte resolvi  deixar  as minhas impressões a respeito do único e brilhante disco que o BBM lançou. Around the Next Dream tem 10 faixas, (a versão remasterizada lançada em 2002 conta com 14), executadas com a maestria e o talento que somente verdadeiras lendas do rock sabem produzir. A base desse trabalho sem dúvida é o blues, que podemos notar no disco todo, em faixas como High Cost of Loving (solo escandalosamente lindo), I Wonder Why You´re Mean e Waiting in the Wings, uma das melhores do disco, que aliás também tem um solo impecável e monstruoso, escolha certeira para abrir o álbum de maneira brilhante.

City of Gold (lembra muito Crossroads), Glory Days (onde os vocais de Bruce estão assustadoramente Eric Claptânicos), e Why  Does Love (Have  to Go Wrong) remete mais ao Cream velho de guerra mas sem deixar de trazer o blues enraizado em suas performances, com a batida certeira de Baker, e o baixo preciso de Bruce. Para os admiradores de um bom solo de guitarra, esse disco é um prato cheio, pois traz excelentes solos do mestre Gary Moore em todas as faixas, alguns até um pouco mais pesados, caso deDanger Zone, bônus da versão remasterizada.

Around the Next Dream ainda traz Where in the World, uma balada lindíssima, e a tranquila, e  não menos bela,  Wrong Side of the Town.
Se a ideia era reviver um Cream mais moderno, como se eles tivesse voltado à ativa nos anos 90, deu certo, pois foi exatamente a sensação que tive desde que ouvi esse álbum pela 1ª vez. Obrigatório pra quem gosta de boa música!


Comentários