Franz Ferdinand: "Right Thoughts, Right Words, Right Action", melhor do que o esperado




Por Rose Gomes

O Franz Ferdinand é uma banda conhecida por manter certa atmosfera de animação, o que é bastante ressaltado em seus trabalhos. Músicas cheias de descontração são a marca registrada dos caras e Right Thoughts, Right Words, Right Action, álbum com lançamento previsto para a próxima segunda-feira, 26, não deixa nada a desejar em relação aos discos anteriores do grupo.


Neste quarto álbum a banda mantém a pegada indie e a sonoridade animada e vibrante que os fizeram despontar para o sucesso em meados da década passada. Fica fácil imaginar as canções sendo executadas ao vivo e a provável animação do público. O disco contém dez faixas que em nenhum momento caem no tédio,  muito pelo contrário, podem perfeitamente tocar por inteiro numa festa, por exemplo.




“Right Action” começa abrindo – e muito bem – os trabalhos. O vocal e guitarra Alex Kapranos conta que certa vez achou um cartão postal num mercado de pulgas com a seguinte frase: “Come home, pratically all is nearly forgiven” (“Venha pra casa, praticamente tudo está quase perdoado”), e assim ele inicia a primeira faixa que traz uma mistura harmoniosa de baixo e guitarra sendo seguida pela dobradinha  de batidas contagiantes de “Evil Eye”  e “ Love Illumination”, esta com riffs  bastante dinâmicos.



Um dos hits garantidos do álbum é a meiga “Stand On the Horizon”, que  traz um ritmo mais acelerado e dançante. O teclado habilidoso do também guitarrista Nick McCarthy se destaca fortemente. Outra faixa bem interessante,"Fresh Strawberries", traz a participação da cantora Roxanne Clifford,  da banda Veronica Falls e remete aos Beatles, embora o baixista Bob  Hardy já tenha declarado que para ele a faixa está mais para a banda The Specials. Já "The Universe Expanded" destaca exclusivamente o baixo simples e harmonioso de Hardy enquanto que"Brief Encounters" traz uma batida de reggae bem suave acompanhada por  efeitos “tecladísticos” bem interessantes.



Enfim "Goodbye Lovers & Friends", uma das melhores faixas do álbum que vai surpreendendo aos poucos e se revela uma grande canção, fecha com chave de ouro este belo trabalho.




Creio que pra galera que estava esperando ansiosamente pelo novo álbum do Franz a banda não desapontou nem um pouco. E que eles voltem logo para terras brasileiras!

8,5


1."Right Action" 
2."Evil Eye"            
3."Love Illumination"       
4. "Stand on the Horizon"               
5."Fresh Strawberries"    
6."Bullet"               
7."Treason! Animals."      
8."The Universe Expanded"         
9."Brief Encounters"        
10."Goodbye Lovers & Friends"  

 
 

 

Comentários