Bodas de Porcelana: os 20 anos do The Wedding Album (Duran Duran)




Por Rose Gomes

A banda inglesa Duran Duran  comemora neste ano as “Bodas de Porcelana” de seu  sétimo álbum de estúdio – Duran Duran - carinhosamente apelidado pelos fãs de The Wedding Album, pois  traz em sua capa diversas fotos dos casamentos dos pais dos integrantes. Vale lembrar que este é o 2º álbum que leva o nome dos caras, em 1981 em seu disco debut  também foi adotado o mesmo nome. Trazendo uma bela mistura do pop, new wave e elementos precisos do rock and roll, The Wedding Album é de longe um dos melhores álbuns não só da banda, como dos anos 90.
Pra começar, “Too Much Information”, uma das músicas mais agitadas dos caras abre o disco com força total. A faixa traz em sua letra certo tom de crítica à MTV, emissora musical que para o bem ou para o mal, ajudou a alavancar a carreira da banda. O destaque desta faixa fica  por conta dos riffs cheios de vontade de Warren Cuccurullo (evidenciado em todo o disco, aliás) e da batera animada do músico Steve Ferrone.



“Ordinary World”, a faixa seguinte, talvez seja a música mais importante do Duran Duran. Ajudou a banda a alcançar sucesso estrondoso e a consolidar de vez sua carreira, principalmente entre um público mais maduro. A bela melodia, a letra melancólica e o solo lacrimoso de beleza singular tornam esta canção uma das mais bonitas de todos os tempos.
  


“Come Undone” destaca mais uma vez o talento inegável de Cuccurullo num riff criativo que combina divinamente com a pegada dançante que a banda mantém. Mais outro grande sucesso que ajudou a fazer deste um disco bastante interessante.



“Breath After Breath“ é mais uma faixa que destaco. Além de trazer uma belíssima melodia e interpretação impecável de Simon Le Bon, ainda conta com a participação do cantor brasileiro Milton Nascimento que canta em português, o que deixa a canção extremamente rica e até mesmo emocionante.




The Wedding Album também traz faixas pouco conhecidas, mas de extrema qualidade como “Love Vodoo” com a batida característica dos anos 90, um pop swuingado a lá George Michael, “Umf”, em que o baixo poderoso de John Taylor finalmente dá as caras, “Femme Fatale”, cover deliciosamente dançante da banda The Velvet Underground e “Shelter” que remete e muito ao INXS.

Sem dúvida um dos discos mais preciosos do gênero e um dos melhores da saudosa década de 90.


Duran Duran - "Duran Duran (The Wedding Album)"


1."Too Much Information"            
2."Ordinary World"           
3."Love Voodoo"               
4."Drowning Man"  
5."Shotgun"         
6."Come Undone"            
7."Breath After Breath"
8."UMF"                
9."Femme Fatale"
10."None of the Above"  
11."Shelter"  
12."To Whom It May Concern"
13."Sin of the City" 






Comentários