Lista: 16 grandes introduções de bateria no rock/heavy metal - Parte 1

Uma grande canção de rock ou heavy metal geralmente se inicia de um grande riff de guitarra. Mas em muitos casos esses hinos começam mesmo é com um grande e potente solo de bateria... separei aqui alguns desses casos - é óbvio que, como em toda ou qualquer lista, muita coisa boa ficou de fora e é mostrada apenas a visão do autor da postagem. E ainda fiz um esforço em deixar de fora performances marcantes do rock progressivo e do rock n' roll antigo dos '60 para trás, além da regra de uma canção por banda.

Por Carlos H. Silva


#16 - "I Love It Loud" (Kiss; Eric Carr)



Lançada em 1982 no álbum Creatures of the Night, "I Love It Loud" demonstra o som forte e potente do falecido Eric Carr, e resultou em uma das canções mais populares do Kiss; quando as primeiras batidas começam a soar, os fãs já sabem o que vem pela frente:




#15 - "My Hero" (Foo Fighters; Dave Grohl)

Dave Grohl foi baterista do Nirvana, mas no Foo Fighters o cara se encarrega da guitarra e do vocal; porém, no segundo disco da banda, The Colour and the Shape (1997), o músico se encarregou da bateria em algumas faixas. "My Hero" foi uma delas e é um dos maiores clássicos de seu grupo. A batida forte com a linha de baixo entrando na sequência é marcante:




#14 - "We're an American Band" (Grand Funk Railroad; Don Brewer)

A faixa de abertura (e título) de um dos discos mais celebrados do Grand Funk Railroad, tem a introdução marcante de Don Brewer:




#13 - "One Little Victory" (Rush; Neil Peart)

Vapor Trails (2002) não é um dos mais celebrados discos dos canadenses do Rush devido à rústica produção, porém é possível achar algumas pérolas nele, e "One Little Victory" com sua estrondosa introdução é uma delas:





#12 - "Davidian" (Machine Head; Chris Kontos)

A introdução de "Davidian", presente em Burn My Eyes (1994), não é longa, mas é marcante e serve com perfeição para introdução dos riffs que vem na sequência:





#11 - "You Could Be Mine" (Guns n' Roses; Matt Sorum)



Tive um pequeno debate filosófico comigo mesmo sobre a inclusão desta canção, pois um pequeno som de guitarra abre junto com a bateria; mas a importância da faixa para a banda e a grande introdução de bateria me convenceram de que merece um lugar de destaque aqui:




#10 - "Rock 'n' Roll" (Led Zeppelin; John Bonham)

O Led Zeppelin é uma daquelas bandas com várias canções que são introduzidas por bateria; mas a raiva presente em "Rock 'n' Roll" a faz ser escolhida:




#9 - "Stargazer" (Rainbow; Cozy Powell)



Presença fácil em qualquer lista desse tipo, Stargazer é um épico do Rainbow com uma introdução magnânima feita por Cozy Powell em um dos seus melhores registros:



Comentários

  1. Só para ficar em três exemplos para lá de clássicos, lembro que faltou Sweet (Ballroom Bitz, Set Me Free, Rebel Rouser); Susi Quatro (48 Crash, Primitive Love, Can The Can, Devil Gate Drive, Too Big) e Gary Glitter ( Do You Wanna Touch Me, Rock and Roll Part 1 & Part 2, I Didn't Know I Loved You Till I Saw You Rock And Roll).

    ResponderExcluir

Postar um comentário