Five Finger Death Punch: mantendo a pegada em novo trabalho

Uma das maiores bandas do chamado “metal alternativo” ou “groove metal” norte-americano, o Five Finger Death Punch (5FDP) chegou ao seu quarto álbum que tem o gigantesco título The Wrong Side of Heaven and the Righteous Side of Hell, Volume 1 (o volume 2 está previsto para este ano ainda) para se firmar na posição tendo menos de 10 anos de existência.

Produzido por Kevin Churko, o disco tem ótimos riffs, grooves e solos, levando um prato cheio ao tipo de público da banda.



O primeiro single e faixa de abertura é Lift Me Up, quem tem participação de ninguém mais, ninguém menos do que o próprio “metal god” Rob Halford (Judas Priest), em uma das melhores canções de The Wrong Side of Heaven..., com boas linhas vocais de Rob, que usou seu lado mais rasgado e agressivo - e ainda há espaço para um dos solos de guitarra mais bem encaixados de todo o trabalho.



Outro que marca presença é o brasileiro Max Cavalera (Soulfly, Cavalera Conspiracy) na canção I.M. Sin – e cantando em português. Aliás, um detalhe interessante é que a faixa aparece duas vezes no disco. Uma com Max e uma sem Max. A canção parece ter sido a escolha ideal para a participação do Cavalera, pois a letra é típica de Max (versos como "eu não vou me vender, nunca fiz e nunca farei" e etc) e o groove da canção também caiu bem para o vocalista.


Watch You Bleed tem passagens “radiofônicas” (candidata a future single) enquanto canções como Dot Your Eyes (com participação de Jamey Jasta, do Hatebreed), You e Burn MF mostram toda a influência que o groove do metal americano dos anos 90 exerce nesta geração.

Outra interessante é Mama Said Knock You Out, um cover de LL Cool J., justamente por ouvirmos como a banda se virou para fazer uma versão “metal” de um clássico rapper.

Anywhere But Home com um refrão emocional e Diary of a Deadman, que em alguns momentos beira o metal progressivo, também são boas canções. O disco ainda conta com as pseudo-baladas M.I.N.E. (End This Way) e Wrong Side of Heaven, que até agradam, mas a banda empolga mais quando foca no som pesado.

Com certeza não decepcionará os fãs do estilo.


A banda é composta por Ivan Moody (vocal), Zoltan Bathory (guitarra solo), Jason Hook (guitarra), Chris Kael (baixo) e Jeremy Spencer (bateria). 

Por Carlos H. Silva

Nota: 7.0


01. Lift Me Up (Feat. Rob Halford do Judas Priest) 
02. Watch You Bleed 
03. You 
04. Wrong Side of Heaven 
05. Burn MF 
06. I.M.Sin 
07. Anywhere But Here (Feat. Maria Brink do In This Moment) 
08. Dot Your Eyes 
09. M.I.N.E (End This Way) 
10. Mama Said Knock You Out (Feat. Tech N9ne) 
11. Diary of a Deadman 
12. I.M.Sin (Feat. Max Cavalera) 
13. Anywhere But Here  
14. Dot Your Eyes (Feat. Jamey Jasta)

Comentários