Lista: 10 grandes momentos do Rock in Rio

Esta semana o Rock in Rio foi notícia pelo início das vendas dos ingressos para o festival que acontece em setembro - e também pelo fato dos ingressos terem acabado em menos de duas horas, além de problemas com o site, cambistas virtuais vendendo ingressos por quase 2 mil reais e coisa do tipo.

Mas deixaremos isto de lado e focaremos na história do festival: a primeira edição do RIR aconteceu em 1985 e, desde então, outras três edições aconteceram no Brasil, além de realizações em Madri e Lisboa, totalizando 13 edições já realizadas e com mais 3 já programadas: Rock in Rio Buenos Aires e Rock in Rio Lisboa VI em 2014 e o Rock in Rio VI no Rio de Janeiro em 2015.

Selecionei alguns grandes shows realizados por este festival com sete opções - mas um detalhe: somente das edições que rolaram no Brasil: 1985, 1991, 2001 e 2011. E claro que também só focamos no que concerne a bons momentos de artistas que tocam rock, heavy metal e seus derivados.



#10 - Sepultura (2001)
Ainda sem uma total aceitação do público do metal com sua então nova formação e com um disco novo prester a ser lançado (era o Nation), o Sepultura tocou no dia do Iron Maiden e fez um showzaço. Derrick Green representou a banda muito bem e honrou o Brasil no palco principal. Uma pena que na próxima edição a banda tocará no palco menor, e não no principal.




#9 - Os Paralamas do Sucesso (1985)
O Paralamas foi considerado na época como a grande revelação do RIR 1 e fez um puta show, um power trio entrosado com um baterista fantástico e com um vocalista que, se por um lado tem um vocal fraco, por outro compensava com uma habilidade ímpar na guitarra. E um baixista que segurava a onda toda. Tocaram uma versão brutal de Inútil do então desconhecido nacionalmente Ultraje a Rigor e aumentou a popularidade das duas bandas. O trio estava endiabrado neste dia. Veja:





#8 - Engenheiros do Hawaii (1991)
Ok. Podem me acusar por ser a minha banda favorita. Mas os motivos que me levaram a escolher este show para figurar no Top 10 foram outros: o Engenheiros sempre foi saco de pancada da crítica e sucesso de público. Então, enquanto na Revista Bizz o staff elegia a banda como a pior daquele ano, os leitores a elegiam como a melhor. E enquanto os críticos daqui malhavam o show dos caras, o New York Times deu como o único show de banda brasileira que foi tão bom quanto o das bandas internacionais.




#7 - Iron Maiden (2001)



Poderia colocar a apresentação do Maiden em 1985, mas o fato da de 2001 ter sido a primeira apresentação no Brasil após a reunião da formação clássica (com Janick Gers de "bônus) e de o show ter virado um dos dvds mais celebrados do heavy metal, faz dela algo mais especial - a de 1985 também virou dvd oficial da banda recentemente.




#6 - R.E.M. (2001)
Foi a primeira vez da banda no Brasil e para o maior público da carreira: 250 mil pessoas. Michael Stipe se esbanjou. Foi ao público, deixou as pessoas passarem a mão em sua careca, tomou caipirinha, ficou "alegre". Fizeram um set list bastante especial e fecharam com chave de ouro como atração principal do dia.





#5 - Guns n' Roses (1991)
Antes do estouro mundial dos álbuns Use Your Illusion I e II, a banda se apresentou no Rock in Rio 2 como atração principal e inclusive tocou algumas canções que seriam lançadas ainda naquele ano e que fariam a banda se tornar maior do que já era.






#4 - Metallica (2011)
Metallica fez de longe a melhor apresentação do Rock in Rio 4, em 2011. Com um set cheio de clássicos e uma performance vigorosa, a banda praticamente garantiu naquele dia um novo convite para a edição deste ano, onde será headliner novamente.




#3 - Halford (2001)
Após alguns anos afastado do heavy metal, longe do Judas Priest, ter feito música eletrônica e ter assumido sua homossexualidade, em 2000 Rob Halford voltou com o álbum Ressurection, um típico disco de heavy metal, abriu a turnê de reunião do Iron Maiden e fez um show espectacular no Rock in Rio 3, evidenciando a grande fase que passava e o óbvio retorno ao Judas Priest, que ocorreu alguns anos depois. Rob cativou a todos com sua ótima presença de palco, suas então novas canções e os velhos clássicos do Priest.




#2 - Ozzy Osbourne (1985)



Talvez na fase mais chapada de sua carreira, Ozzy aportou no Brasil para o primeiro Rock in Rio, ainda em divulgação de seu álbum Bark at the Moon, de 1983. Dividiu o dia com Rod Stewart e nos bastidores temia pelo público não aceitar seu som, visto que era muito diferente do colega. Que nada, ele tirou de letra e ainda saiu na capa de algumas revistas vestindo a camiseta do Flamengo que um fã jogou no palco.




#1 - Queen (1985)
A apresentação do Queen talvez seja a mais memorável para nós brasileiros quando pensamos no Rock in Rio. Seu vocalista, Freddie Mercury, era um dos maiores frontmans da história e na época o Queen já era considerada como uma das maiores bandas da história, mesmo tendo lançado seu primeiro álbum 11 anos antes. Love of My Life ficou eternizada no festival.





Comentários

  1. O Guns só atrasou mais de três horas em 91. Foi chato à beça. Queen #1 é muito justo! E a edução 85 foi a melhor também.

    ResponderExcluir

Postar um comentário