Ghost: banda passa com méritos no teste do segundo disco


O sueco Ghost, uma das bandas mais comentadas dos últimos 5 anos, solta o seu segundo álbum, Infestissumam, produzido por Nick Raskulinecz (que já trabalhou com nomes que vão de Evanescence e Marylin Manson, a Rush e Death Angel), e continua sem divulgar quem são os membros da banda. Tudo que se sabe é que o vocalista se denomina como Papa Emeritus II, e os outros cinco integrantes (baterista, baixista, tecladista e 2 guitarristas) são apenas chamados como “Nameless Ghouls”.

Com o tamanho do sucesso atingido pelo Ghost dentro da cena heavy metal, lançar um segundo disco sempre é uma pressão enorme: superar os resultados, críticas e esperanças dos fãs em relação ao primeiro. E a banda fez isso com sobras.



Este mistério envolvendo a banda, o fato de tocarem mascarados e usarem claramente uma temática satânica, fez crescer um mundo de marketing em cima dos caras. Porém, não devemos atrelar somente a isso o sucesso do Ghost. Os caras são bons – e muito!

Se o primeiro, “Opus Eponymous”, foi bastante elogiado por público e crítica, sendo considerado em quase todas as publicações como um dos discos do ano entre 2010 e 2011, o novo álbum tem tudo para manter a mesma pegada, e até superar.

Infestissumam já começa superior na produção. O som da bateria está fantástico, e os timbres de guitarra e baixo estão pesados e sujos, e ao mesmo tempo cristalinos de se ouvir.

Na sonoridade da banda não houve mudanças, eles continuam fazendo aquele heavy metal na marcha lenta, com fortes influências de nomes como Mercyful Fate, e de estilos como hard rock e rock psicodélico.

Os grandes destaques ficam por conta de Year Zero, que teve uma divulgação inicial no mínimo curiosa: quem votasse no vocalista da banda para novo Papa da Igreja Católica poderia fazer o download gratuito da canção. A letra satânica, como em todo o restante, caminha junto com dos instrumentais mais legais do disco. Denso, pesado e empolgante. A melódica Body and Blood também agrada com sua sonoridade mais hard rock e um solo de guitarra simples e muito inspirado que é o ápice da canção. Per Aspera ad Inferi e Jigolo Har Megiddo são incríveis pela grandiosidade com que soam, mesmo sendo relativamente simples em sua sonoridade.

O Ghost também conseguiu algo que poucas bandas conseguem: a intro, que é a faixa-título, também é um dos destaques. Com um canto gregoriano que serve de abertura para um instrumental apoteótico, e que depois engrena para a segunda faixa, a já citada Per Aspera ad Inferi, a intro faz com que este seja um exemplo de cd em que o ouvinte jamais pulará o início do álbum e irá direto para a segunda faixa.

Ghuleh / Zombie Queen é arrepiante, assustadora e ao mesmo tempo bonita. A primeira parte, Ghuleh, é lenta, horripilante, quase perfeita para trilha sonora de filme de terror. E Zombie Queen é a parte heavy metal, com direito a refrão grudento e bastante melódica.

O primeiro single divulgado, “Secular Haze”, já mostrava que a banda vinha com tudo para superar o primeiro álbum, mas depois de ouvir Infestissumam completo por pelo menos umas três vezes, posso afirmar que é superior ao debut tanto pela produção como pelas próprias canções.

A trinca que encerra o disco, Idolatrine, com seu climão setentista, Depth of Satan's Eyes e Monstrance Clock, que tem uma melodia linda, o faz com grandiosidade.



Independente se o mistério que a banda cria em torno de si a fez ganhar fama, sua música não deve em nada ao grau de popularidade que obteve nos últimos anos. Lembrando que a banda estará presente no palco principal do Rock in Rio 4 este ano, em 19 de setembro, no mesmo dia de Metallica e Alice in Chains.

A versão deluxe ainda conta com um cover do Abba para I’m a Marionette produzida por ninguém menos que Dave Grohl, que também tocou bateria na faixa.

Excelente.


Nota: 9.5

1."Infestissumam"  
2."Per Aspera ad Inferi"  
3."Secular Haze"  
4."Jigolo Har Megiddo"  
5."Ghuleh / Zombie Queen"  
6."Year Zero"  
7."Idolatrine"  
8."Body and Blood"  
9."Depth of Satan's Eyes"  
10."Monstrance Clock"  

Comentários