Ao vivo é que se faz: Jimmy Page & The Black Crowes - Live at the Greek


Gravado em outubro de 1999, Live at the Greek é uma compilação de dois shows que os caras que tocam um competente Southern Rock do The Black Crowes fizeram com o genial Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin.

De um total de 20 canções no tracklist do álbum duplo, praticamente 70% do material é de clássicos do Led Zeppelin, enquanto o restante são covers de clássicos do blues.



Infelizmente, por questões contratuais com sua gravadora, as canções do The Black Crowes que foram tocadas não estão incluídas no álbum: “Wiser Time”, “No Speak No Slave”, “Remedy”, “Hard to Handle” e “She Talks to Angels”.

O disco é um arraso do início ao fim. Os caras do Black Crowes formam uma banda muito boa e coesa ao vivo, foram uma espécie de auxílio luxuoso para Jimmy que brilhou executando seus clássicos riffs e prestando homenagens aos seus heróis blueseiros.

A abertura com “Celebration Day” e “Custard Pie” é deixar qualquer um empolgado, enquanto “In My Time of Dying” e “Nobody’s Fault But Mine” contam com uma performance vocal forte e bastante satisfatória de Chris Robinson. Destaco também “Your Time is Gonna Come”, canção por vezes esquecida do primeiro disco do Led Zeppelin.

Entre os covers, “Shapes of Things to Come”, gravada pela antiga banda de Jimmy, o The Yardbirds, ficou ótima, bem como “Oh Well”, do Fletwood Mac e Shake Your Money Maker”, de Elmore James, onde Jimmy simplesmente brilha.

A grande surpresa do álbum é a presença de “Hey Hey What Can I Do”, que é um lado-B do Led Zeppelin, lançada no single de Immigrant Song, em 1970.

A versão japonesa do disco ainda tem “In the Light” e “Misty Mountain Hip”.

O The Black Crowes soa fantástico, empolgante e energizante, tendo na figura do vocalista Chris Robinson o seu grande ponto alto. Sua interpretação para clássicos eternizados com Robert Plant é digna de nota porque soa natural e não forçada. O restante da banda (o baterista Steve Gorman, o baixista Sven Pipien, o tecladista Ed Harsh e os guitarristas Rich Robinson e Audley Freed) também segurou muito bem a onda.

E o que escrever de Jimmy Page? Uma performance absurda o disco todo, tendo uma banda com seis músicos segurando tudo lá atrás, o inglês parecia estar passeando pelo parque o tempo todo, obviamente uma metáfora para "livre, leve e solto", é assim que soa Jimmy Page neste disco. 



Ouça bem alto essa mistura do rock sulista americano com hard ‘n’ blues inglês, porque discos como este só faz quem sabe tocar ao vivo!

Disco 1:
1. Celebration Day
2. Custard Pie
3. Sick Again
4. What Is And What Should Never Be
5. Woke Up This Morning
6. Shapes Of Things
7. Sloppy Drunk
8. Ten Years Gone
9. In My Time Of Dying
10. Your Time Is Gonna Come
Disco 2
1. The Lemon Song
2. Nobody's Fault But Mine
3. Heartbreaker
4. Hey Hey What Can I Do
5. Mellow Down Easy
6. Oh Well
7. Shake Your Money Maker
8. You Shook Me
9. Out On The Tiles
10. Whole Lotta Love

Comentários